Responsive Image
  • A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) é a entidade promotora do Projeto Igual Pro – As profissões não têm género, financiado pelo Mecanismo Financeiro do EEA GRANTS 2014-2021 | Open Call#2 | Projetos que combatam a Segregação Sexual nas Escolas Educativas e Profissionais e a Discriminação no Mercado de Trabalho,  no âmbito do Programa Conciliação e Igualdade de Género, sendo a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género a entidade operadora do programa.

Viva o 1.º de Maio e a Liberdade para Escolher



Antes da Revolução de 25 de Abril de 1974, estavam proibidas às mulheres profissões como a Magistratura, a Diplomacia, as Forças Armadas ou as Forças de Segurança.

50 anos depois, já não há profissões proibidas, mas persistem estereótipos de género nas profissões, com impacto nos salários, penalizando sobretudo as mulheres e as profissões de predominância feminina.

Assinalamos, este ano, os 50 anos do 25 de Abril e, também, os 50 anos dos festejos do 1.º de Maio em Liberdade.

Liberdade para cada pessoa ser e fazer o que quiser. Sem proibições. Sem discriminação.

Não há profissões para homens e profissões para mulheres. Há apenas profissões.

Porque as profissões não têm género

Conferência Final IgualPro - 23 de abril 2024

No dia 23 de abril, realizou-se a Conferência final do Projeto EEA Grants Igual Pro – As Profissões não têm Género, promovida pela CITE em parceria com as entidades CES, APF, CECOA,IEFP,IP, CINEL,CENFIM, MODATEX e a entidade norueguesa, com o financiado pelo Programa Conciliação e Igualdade de Género Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021 (MFEEE 2014-2021), pela entidade operadora a CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. Trata-se de um projeto de investigação-ação, que teve como objetivo principal “Combater a segregação sexual nas escolhas educativas e vocacionais de raparigas e rapazes e a consequente segregação das escolhas profissionais”.

Assista à conferência e ao Vídeo do Projeto 

Veja a galeria de fotografias e Consulte o Programa,

Conheça os resultados do projeto: Um Estudo Científico e um Policy Brief sobre os estereótipos associados às escolhas profissionais junto dos/as jovens que frequentem os Cursos Profissionais do IEFP e dos Centros de Formação Profissional com protocolo estabelecido com o IEFP, com o objetivo de promover a desconstrução dos estereótipos associados a profissões onde se confirma a existência de maior segregação por sexo; Um Toolkit Formativo baseado no estudo e na metodologia a desenvolver no âmbito do projeto e uma campanha nacional de sensibilização dirigida aos jovens de ambos os sexos nas escolhas das profissões e a profissionais da área da formação profissional no combate aos estereótipos e ao público em geral.

Este projeto é promovido pela Comissão para a Igualdade no trabalho e no Emprego – CITE, e tem como parcerias nacionais o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra - CES, a Associação Portuguesa para o Planeamento da Família - APF, o Instituto de Emprego e Formação Profissional - IEFP, IP., o Centro de Formação Profissional da Indústria Eletrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação - CINEL, o Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins - CECOA, o Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica - CENFIM, o Centro de Formação Profissional da Indústria de Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios -  MODATEX e o Instituto de Educação Técnica- INETE e, ainda, a parceria da Noruega, Odal Naeringshage Utvikling.


Nota: Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilíbrio reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants. Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais eeagrants.gov.pt

Agenda do Projeto

  • Inicio do Projeto

    Assinatura do Acordo de Parceria entre a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) e as entidades parceiras nacionais e a entidade parceira norueguesa, para a implementação do Projeto Igual-Pro - As profissões não têm género, financiado pelo Mecanismo Financeiro do EEA Grants 2014-2021 do Programa Conciliação e Igualdade de Género e a entidade operadora Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

    Maio

  • Evento de apresentação do projeto Igual Pro – As Profissões não têm género

    Iniciativa que visa reforçar o combate à segregação sexual nas escolhas educativas e vocacionais de raparigas e rapazes nos cursos profissionais do IEFP e centros profissionais com protocolo com este instituto, com vista à desconstrução de estereótipos de género.

    20/09/2021

  • Final de Projeto

    Encerramento do Projeto Igual Pro - As profissões não têm género, financiado pelo Mecanismo Financeiro do EEA Grants 2014-2021 do Programa Conciliação e Igualdade de Género.

    30/04/2024


Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Rua Américo Durão, 12A – 1º e 2º piso. 1900-064 LISBOA

215 954 000

geral@cite.pt

Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.