• A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) é a entidade promotora do Projeto Igual Pro – As profissões não têm género, financiado pelo Mecanismo Financeiro do EEA GRANTS 2014-2021 | Open Call#2 | Projetos que combatam a Segregação Sexual nas Escolas Educativas e Profissionais e a Discriminação no Mercado de Trabalho,  no âmbito do Programa Conciliação e Igualdade de Género, sendo a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género a entidade operadora do programa.

Conferência Final IgualPro - 23 de abril 2024

No próximo dia 23 de abril, entre as 9h30 e as 16h30, realiza-se, no auditório do IEFP, IP., em Lisboa, a Conferência Final do Projeto “Igual Pro – As Profissões não têm Género”, financiado pelo Programa Conciliação e Igualdade de Género Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021 (MFEEE 2014-2021). Trata-se de um projeto de investigação-ação, que tem como finalidade principal combater a segregação sexual nas escolhas educativas e vocacionais de raparigas e rapazes e a consequente segregação das escolhas profissionais. O objetivo é desconstruir os estereótipos de género associados às diferentes áreas de estudo e respetivas profissões, com especial enfoque nas áreas de formação em que se verifique uma efetiva segregação entre raparigas e rapazes.

No âmbito da Conferência, será feita referência ao estudo científico apresentado em abril de 2023, em Coimbra, que, pelo diagnóstico feito, serviu de base à construção de um toolkit, que consiste num conjunto de ferramentas de apoio à formação, no sentido de desconstruir estereótipos de género, muito persistentes, que influenciam as jovens e os jovens nas suas escolhas vocacionais e profissionais.

Este projeto é promovido pela Comissão para a Igualdade no trabalho e no Emprego – CITE, e tem como parcerias nacionais o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra - CES, a Associação Portuguesa para o Planeamento da Família - APF, o Instituto de Emprego e Formação Profissional - IEFP, IP., o Centro de Formação Profissional da Indústria Eletrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação - CINEL, o Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins - CECOA, o Centro de Formação Profissional da Indústria Metalúrgica e Metalomecânica - CENFIM, o Centro de Formação Profissional da Indústria de Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios -  MODATEX e o Instituto de Educação Técnica- INETE e, ainda, a parceria da Noruega, Odal Naeringshage Utvikling.

Nota: Através do Acordo sobre o Espaço Económico Europeu (EEE), a Islândia, o Liechtenstein e a Noruega são parceiros no mercado interno com os Estados-Membros da União Europeia. Como forma de promover um contínuo e equilíbrio reforço das relações económicas e comerciais, as partes do Acordo do EEE estabeleceram um Mecanismo Financeiro plurianual, conhecido como EEA Grants. Os EEA Grants têm como objetivos reduzir as disparidades sociais e económicas na Europa e reforçar as relações bilaterais entre estes três países e os países beneficiários. Para o período 2014-2021, foi acordada uma contribuição total de 2,8 mil milhões de euros para 15 países beneficiários. Portugal beneficiará de uma verba de 102,7 milhões de euros. Saiba mais eeagrants.gov.pt”

Inscreva-se aqui
Ou assista através do canal de youtube da CITE, do Facebook, ou no site em www.cite.pt

Agenda do Projeto

  • Inicio do Projeto

    Assinatura do Acordo de Parceria entre a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) e as entidades parceiras nacionais e a entidade parceira norueguesa, para a implementação do Projeto Igual-Pro - As profissões não têm género, financiado pelo Mecanismo Financeiro do EEA Grants 2014-2021 do Programa Conciliação e Igualdade de Género e a entidade operadora Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

    Maio

  • Evento de apresentação do projeto Igual Pro – As Profissões não têm género

    Iniciativa que visa reforçar o combate à segregação sexual nas escolhas educativas e vocacionais de raparigas e rapazes nos cursos profissionais do IEFP e centros profissionais com protocolo com este instituto, com vista à desconstrução de estereótipos de género.

    20/09/2021

  • Final de Projeto

    Encerramento do Projeto Igual Pro - As profissões não têm género, financiado pelo Mecanismo Financeiro do EEA Grants 2014-2021 do Programa Conciliação e Igualdade de Género.

    30/04/2024


Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Rua Américo Durão, 12A – 1º e 2º piso. 1900-064 LISBOA

215 954 000

geral@cite.pt

Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.