Cabeçalho da imagem - Projeto IgualPro
  • A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) é a entidade promotora do Projeto Igual Pro – As profissões não têm género, financiado pelo Mecanismo Financeiro do EEA GRANTS 2014-2021 | Open Call#2 | Projetos que combatam a Segregação Sexual nas Escolas Educativas e Profissionais e a Discriminação no Mercado de Trabalho,  no âmbito do Programa Conciliação e Igualdade de Género, sendo a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género a entidade operadora do programa.

Apresentação do Estudo sobre os estereótipos de género nas escolhas profissionais do Projeto Igual Pro – As Profissões não têm género


A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego - CITE promoveu, no dia 27 de abril, no auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, uma Sessão de Aprendizagem Mútua do Projeto “Igual Pro – As Profissões não têm género”.

A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego - CITE promoveu, no dia 27 de abril, no auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, uma Sessão de Aprendizagem Mútua do Projeto “Igual Pro – As Profissões não têm género”.
O “Igual Pro – As Profissões não têm género é um projeto de investigação-ação, que tem como objetivo principal, combater a segregação sexual nas escolhas educativas e vocacionais de raparigas e rapazes e a consequente segregação das escolhas profissionais. Assim, pretende-se com este projeto desconstruir os estereótipos de género associados às diferentes áreas de estudo e respetivas profissões, com especial enfoque nas áreas de formação em que se verifique uma efetiva segregação entre raparigas e rapazes.

A Sessão de Aprendizagem Mútua teve como finalidade a apresentação dos resultados do estudo científico de diagnóstico sobre Estereótipos de Género nas Escolhas Profissões, que procurou identificar os estereótipos de género, associados às escolhas profissionais das formandas e dos formandos a frequentar Cursos Profissionais dos Centros de Formação das entidades parceiras do projeto, entre os quais sete (7) Serviços de Formação do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional (Viseu, Évora, Amadora, Bragança, Faro, Porto e Aveiro) e cinco (5) Centros de Formação (CECOA, INETE, MODATEX, CENFIM e CINEL).

Este estudo permitirá promover a desconstrução de estereótipos associados às escolhas profissionais de jovens com o objetivo de promover a igualdade de género na escolha e acesso a profissões onde se confirma a existência de maior segregação por sexo.
Durante a tarde decorreu uma Mesa Redonda com apresentação de Boas Práticas de projetos que promovam a eliminação de estereótipos de género em diferentes contextos.

O Projeto Igual Pro – As Profissões não têm género é financiado pelo Programa Conciliação e Igualdade de Género Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021 (MFEEE 2014-2021), e gerido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), o projeto conta com a parceria do CES da Universidade de Coimbra, Associação para o Planeamento da Família, IEFP, Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins (CECOA), Centro de Formação da Indústria Eletrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação (CINEL), Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios (MODATEX), INETE- Instituto de Educação Técnica, e Odal Naeringshage Utvikking, AS. | Norway.


Assista ao vídeo

Agenda do Projeto

  • Inicio do Projeto

    Assinatura do Acordo de Parceria entre a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) e as entidades parceiras nacionais e a entidade parceira norueguesa, para a implementação do Projeto Igual-Pro - As profissões não têm género, financiado pelo Mecanismo Financeiro do EEA Grants 2014-2021 do Programa Conciliação e Igualdade de Género e a entidade operadora Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género.

    Maio

  • Evento de apresentação do projeto Igual Pro – As Profissões não têm género

    Iniciativa que visa reforçar o combate à segregação sexual nas escolhas educativas e vocacionais de raparigas e rapazes nos cursos profissionais do IEFP e centros profissionais com protocolo com este instituto, com vista à desconstrução de estereótipos de género.

    20/09/2021

  • Final de Projeto

    Encerramento do Projeto Igual Pro - As profissões não têm género, financiado pelo Mecanismo Financeiro do EEA Grants 2014-2021 do Programa Conciliação e Igualdade de Género.

    30/04/2024


Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Rua Américo Durão, 12A – 1º e 2º piso. 1900-064 LISBOA

215 954 000

geral@cite.pt

Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.