Responsive Image

Apresentação

A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) é  promotora do Projeto Igual Pro – As profissões não têm género, financiado pelo Mecanismo Financeiro do EEA GRANTS 2014-2021 | Open Call#2 | Projetos que combatam a Segregação Sexual nas Escolas Educativas e Profissionais e a Discriminação no Mercado de Trabalho,  no âmbito do Programa Conciliação e Igualdade de Género, em que a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género é entidade operadora do programa.

Objetivo

  • O Projeto Igual Pro - As profissões não têm género, é um projeto de investigação-ação com o objetivo principal de combater a segregação sexual nas escolhas educativas e vocacionais de raparigas e rapazes e a consequente segregação das escolhas profissionais, através da desconstrução dos estereótipos de género associados às diferentes áreas de estudo e respetivas profissões, com especial enfoque nas áreas de formação em que se verifique uma efetiva segregação entre raparigas e rapazes.
 
  • Este projeto insere-se no cumprimento do objetivo estratégico nº 2. Garantir as condições para uma participação plena e igualitária de mulheres e homens no mercado de trabalho e na atividade profissional, incidindo no objetivo específico: 2.1.3. Desenvolvimento de iniciativas, ações de informação e projetos que combatam a segregação sexual nas profissões, previsto na Estratégia Nacional para a igualdade e Não Discriminação (ENIND) 2018-2030 - "Portugal + Igual", em que a eliminação dos estereótipos é assumida como preocupação central, no Plano de Ação para a Igualdade entre Mulheres e Homens 2018-2021.

Resultados

  • Um estudo científico e um Policy Brief sobre os estereótipos associados às escolhas profissionais junto dos/as jovens que frequentem os Cursos Profissionais do IEFP e dos Centros de Formação Profissional com protocolo estabelecido com o IEFP, com o objetivo de promover a desconstrução dos estereótipos associados a profissões onde se confirma a existência de maior segregação por sexo;
  • Um Toolkit formativo baseado no estudo e na metodologia a desenvolver no âmbito do projeto;
  • Uma campanha nacional de sensibilização dirigida aos jovens de ambos os sexos nas escolhas das profissões e a profissionais da área da formação profissional no combate aos estereótipos e ao público em geral. 
     

Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Rua Américo Durão, 12A – 1º e 2º piso. 1900-064 LISBOA

215 954 000

geral@cite.pt

Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização. Caso pretenda saber mais, consulte a nossa politica de privacidade.