Cabeçalho da imagem - Projeto IgualPro
  • The Commission for Equality in Labor and Employment (CITE) is the promoting entity of the Project Igual Pro - Professions have no gender, funded by the Financial Mechanism of EEA GRANTS 2014-2021 | Open Call#2 | Projects that combat Sexual Segregation in Educational and Professional Schools and Discrimination in the Labor Market, under the Conciliation and Gender Equality Program, and the Commission for Citizenship and Gender Equality is the operating entity of the program.

Apresentação do Estudo sobre os estereótipos de género nas escolhas profissionais do Projeto Igual Pro – As Profissões não têm género


A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego - CITE promoveu, no dia 27 de abril, no auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, uma Sessão de Aprendizagem Mútua do Projeto “Igual Pro – As Profissões não têm género”.

A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego - CITE promoveu, no dia 27 de abril, no auditório da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, uma Sessão de Aprendizagem Mútua do Projeto “Igual Pro – As Profissões não têm género”.
O “Igual Pro – As Profissões não têm género é um projeto de investigação-ação, que tem como objetivo principal, combater a segregação sexual nas escolhas educativas e vocacionais de raparigas e rapazes e a consequente segregação das escolhas profissionais. Assim, pretende-se com este projeto desconstruir os estereótipos de género associados às diferentes áreas de estudo e respetivas profissões, com especial enfoque nas áreas de formação em que se verifique uma efetiva segregação entre raparigas e rapazes.

A Sessão de Aprendizagem Mútua teve como finalidade a apresentação dos resultados do estudo científico de diagnóstico sobre Estereótipos de Género nas Escolhas Profissões, que procurou identificar os estereótipos de género, associados às escolhas profissionais das formandas e dos formandos a frequentar Cursos Profissionais dos Centros de Formação das entidades parceiras do projeto, entre os quais sete (7) Serviços de Formação do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional (Viseu, Évora, Amadora, Bragança, Faro, Porto e Aveiro) e cinco (5) Centros de Formação (CECOA, INETE, MODATEX, CENFIM e CINEL).

Este estudo permitirá promover a desconstrução de estereótipos associados às escolhas profissionais de jovens com o objetivo de promover a igualdade de género na escolha e acesso a profissões onde se confirma a existência de maior segregação por sexo.
Durante a tarde decorreu uma Mesa Redonda com apresentação de Boas Práticas de projetos que promovam a eliminação de estereótipos de género em diferentes contextos.

O Projeto Igual Pro – As Profissões não têm género é financiado pelo Programa Conciliação e Igualdade de Género Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu 2014-2021 (MFEEE 2014-2021), e gerido pela Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG), o projeto conta com a parceria do CES da Universidade de Coimbra, Associação para o Planeamento da Família, IEFP, Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins (CECOA), Centro de Formação da Indústria Eletrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação (CINEL), Centro de Formação Profissional da Indústria Têxtil, Vestuário, Confeção e Lanifícios (MODATEX), INETE- Instituto de Educação Técnica, e Odal Naeringshage Utvikking, AS. | Norway.


Assista ao vídeo

Project Schedule

  • Project Kick-off

    Signing of the Partnership Agreement between the Commission for Equality in Labour and Employment (CITE) and the national partner entities and the Norwegian partner entity, for the implementation of the Project Igual-Pro - Professions have no gender, funded by the EEA Grants 2014-2021 Financial Mechanism of the Conciliation and Gender Equality Program and the operating entity Commission for Citizenship and Gender Equality.

    May

  • Presentation of the project Igual Pro - Professions have no gender

    Initiative that aims to reinforce the fight against sexual segregation in the educational and vocational choices of girls and boys in IEFP's professional courses and professional centers with a protocol with this institute, in order to deconstruct gender stereotypes.

    20/09/2021

  • Project Ending

    Ending of the project Igual Pro - Professions have no gender, funded by the EEA Grants 2014-2021 Financial Mechanism of the Conciliation and Gender Equality Program.

    30/04/2024


Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego

Rua Américo Durão, 12A – 1º e 2º piso. 1900-064 LISBOA

215 954 000

geral@cite.pt

Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.